Atendimento Personalizado SOE (Serviço de Orientação Educacional)

A Educação inclusiva é um grande desafio para as escolas de modo geral. A Rede Biângulo tem um olhar muito cuidadoso com essa questão. Nosso entendimento é que a escola precisa garantir a qualidade de ensino para cada um de seus estudantes, reconhecendo e respeitando a diversidade, tratando cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

O atendimento da equipe de SOE é muito criterioso e sempre com um olhar de diagnóstico das situações. Nesse contexto, os atendimentos estão sempre embasados em:

• Acolhimento e identificação dos laudos apresentados pelos pais e reesposáveis para direcionamento dos atendimentos;
  • Criação do NAE (Núcleo de Atendimento Educacional), com atividades específicas para cada fase educacional, de acordo com a necessidade do estudante;
  • Atendimento personalizado, individualizado e no turno contrário com o estudante;
  • Atividades adaptadas às necessidades e características do estudante;
  • Aplicação de teste de psicogênese e avaliação diagnóstica para identificar necessidades específicas dos estudantes;

Atendimento com PEI (Plano Educacional Individualizado), onde são registradas todas as necessidades de adaptação de conteúdos e atividades, com registro do professor da disciplina e apresentados aos pais/responsáveis, ao final de cada trimestre.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO DO SOE: PROJETO TRANSFORMAÇÃO

A transição de séries/segmentos de educação é sempre um momento importante na vida do estudante e um desafio para a escola.

Na Rede Biângulo esse processo é apoiado pelo projeto Transformação, onde os alunos do Infantil, 5 anos, do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental I e do 9º ano do Fundamental II são acompanhados com muito cuidado, e no último trimestre da série em curso, os estudantes passam por um processo de preparação para enfrentar as novidades no ano letivo seguinte. Entre as diversas ações estão:

• Apresentação dos professores e equipe técnica que irão acompanhá-los na série seguinte;
  • Apresentação das novas disciplinas e suas rotinas gerais;
  • Especificidades das novas rotinas acadêmicas e tranquilização de que a adaptação à nova série acontecerá naturalmente;