Sobre o Integral

A Rede Biângulo proporciona no Período Integral um ambiente alegre, expansivo, comunicativo e espontâneo.

A participação das crianças é algo mais do que simplesmente agir, fazer o que se pede, atuar no grupo, participar de brincadeiras. No Tempo Integral as atividades de teatro, programa bilíngue, brincadeiras dirigidas, jazz, judô, artes, acompanhamento pedagógico e muito mais, fazem com que as crianças estejam afetivamente envolvidas com a escola.

O Colégio estabelece um ensino sólido mantendo sua tradição em educação. Ofertamos para a comunidade escolar o turno integral e semi-integral para alunos da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental II, propondo um ambiente seguro, acolhedor e afetivo oferecendo construções significativas para os nossos Educandos.

Com uma proposta confiável para as famílias que necessitam de um atendimento especializado. Propondo atividades pedagógicas integradas às diversas áreas do conhecimento, além de atividades esportivas e culturais.

SOBRE A ALIMENTAÇÃO

Oferecemos 4 refeições diárias para os alunos em tempo integral e 2 para os alunos do período semi-integral. Nosso cardápio é balanceado e elaborado por uma nutricionista. Isentos de qualquer proteína de leite, frituras, embutidos e corantes.

KIT LANCHINHO

Oferecemos este serviço com lanches saudáveis, trazendo segurança e praticidade para os nossos alunos.

Temos cardápios diferenciados, todos os lanches e seus acompanhamentos são produzidos diariamente, com supervisão da nossa nutricionista, tornando-os saudáveis e balanceados.

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO

Para o Berçário I e II, são oferecidos cardápios equilibrados e elaborados por nutricionista responsável.

Consulte o cardápio que será encaminhado para casa toda sexta-feira, para informações detalhadas dos itens.

Caso haja restrição alimentar não descrita no ato da matrícula, deve-se comunicar imediatamente.

Caso a criança faça o uso da fórmula alimentar, a família deverá enviar na bolsa diariamente, com a medida a ser administrada;

Nosso cardápio segue a dieta zero açúcar e zero leite;

A quantidade oferecida será estabelecida de acordo com a faixa etária e a necessidade nutricional individual da criança, seguindo a prescrição recomendada pelo pediatra.

Ao observar alterações de hábito intestinal, deve-se comunicar o berçário para que possamos ajustar o quanto antes a alimentação da criança.

USO DE MAMADEIRAS E COPOS

O envio dos copos para água e para o leite, a mamadeira e a reposição (bicos) é de responsabilidade das famílias;

Os copos e as mamadeiras devem estar devidamente identificados com o nome da criança em todos os compartimentos.

INTRODUÇÃO DE FRUTAS

A introdução das frutas é feita gradualmente, respeitando-se a individualidade de cada criança;

É comum a baixa aceitação de alimentos novos pelo fato de não conhecerem tal sabor ou textura, o que tende a melhorar com o aumento do número de ofertas. Dessa forma, priorizamos a não exclusão de um determinado alimento sem antes esgotar as possibilidades de oferta.

OFERTA DE LEITE

A oferta para crianças em aleitamento exclusivo, será de acordo com a faixa etária e a necessidade nutricional individual da criança.

Leite Materno: caso a mãe não possa ir ao berçário para amamentar, ela poderá entregar em embalagem própria, na recepção, para armazenado recomendado pelas normas de saúde.

REFEIÇÕES NO PERÍODO SEMI-INTEGRAL

(MATUTINO)

  • Colação (Kit lanchinho)
  • Almoço

(VESPERTINO)

  • Colação (Kit lanchinho)
  • Jantar

PROCEDIMENTOS NO PERÍODO INTEGRAL

CUIDADOS: BANHO

O banho ocorre uma vez ao dia (para alunos do Período Integral até o Infantil 3 anos) e a troca de fraldas de acordo com a necessidade diária;

É importante que sejam enviados uniformes escolares suficientes para as trocas.

CUIDADOS: SONO

O sono tem importância fundamental para o aprendizado, memória e criatividade;

O tempo de sono pode variar de uma criança para outra;

Os horários serão estipulados de forma a criar uma rotina saudável para o desenvolvimento.

CUIDADOS DE SAÚDE

De acordo com PORTARIA CONJUNTA Nº 19, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017, do DF, o Colégio só poderá administrar remédios, mediante receitas/prescrições de profissional médico ou dentista, contendo o nome do aluno, a dosagem do medicamento, a forma e o horário de aplicação e a assinatura do termo de responsabilidade.

ANOTAÇÕES DIÁRIAS NA AGENDA

O nome do medicamento, a via de administração, a dose indicada (acompanhada de medidor) e o horário devem ser informados na agenda do aluno;

As recomendações quanto à forma de ministrar o medicamento;

Indicação, se for o caso, de manter o medicamento sob refrigeração.

O medicamento deverá ser entregue na recepção do Berçário, em embalagem original, com o nome da criança escrito na caixa e no rótulo.

FEBRES E MAL-ESTARES

No caso de febre (a partir de 37,5º C) ou mal-estar durante o período em que a criança estiver no colégio, os responsáveis serão comunicados imediatamente para que venham buscá-la;

A criança doente não deve frequentar o colégio por impedimento na execução das atividades de forma confortável, além de causar um risco à saúde das outras crianças;

Pensando no bem-estar dos demais alunos, para o seu retorno será necessário eliminação dos sintomas e liberação médica.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO INTEGRAL (DE ACORDO COM A GRADE CURRICULAR PARA CADA SÉRIE)

JUDÔ 

Tendo de trabalhar em grupo, a criança aprende, desde cedo, a necessidade do respeito, da empatia e da cooperação. Assim, há o melhor desenvolvimento físico, psíquico e social, além da conservação da boa saúde e melhorias em termos de disciplina.

JAZZ 

A dança tem um papel muito significativo no processo educacional. Com ela, o objetivo é resgatar a naturalidade espontânea do corpo, bem como as manifestações expressivas da nossa cultura. Essa modalidade utiliza o corpo em movimento como recurso da aprendizagem escolar, tendo assim benefícios não apenas físicos, mas também estimula a expressão de sentimentos e de emoções, que auxiliam na integração social.

CIRCO 

Através dessa modalidade é possível resgatar brincadeiras que se perderam ou foram esquecidas com o tempo, trabalhando aspectos sociais e cognitivos diferenciados. Incluindo toda a diversidade do circo, é desenvolvida também a parte de autoconhecimento, pois a atividade estimula a lidar e a desafiar os  próprios limites, tendo em vista o ganho de consciência corporal e força através do lúdico e de energias positivas que são proporcionados.

HIP HOP 

O hip-hop viabiliza a introdução à exploração criativa dos movimentos, experienciando o corpo, o tempo, o espaço, o peso e a fluência. Também desenvolvendo jogos criativos, com ênfase nas diversas possibilidades de interações/relacionamentos, estabelecendo essas bases sólidas de autoconhecimento e expressão, essa prática tem como visão conduzir os estudantes a abordar a autonomia e a autoestima, a desenvoltura, a criticidade, a sensibilidade estética e a ética, a fim de que possam progredir em suas aprendizagens vivenciando novos desafios em sua jornada. Dentre os variados conteúdos possíveis de se trabalhar, esse componente estimula o sentido de buscar a construção de realidades diferentes daquelas que vivenciamos cotidianamente e realidades que possam contribuir para a formação de indivíduos. Além disso, a dança vem se tornando um estilo livre dentro das práticas pedagógicas por orientar os alunos a explorarem a criatividade com o autoconhecimento e, assim, favorecendo a aprendizagem.

CULTURA MAKER 

Na Cultura Maker, os alunos aprendem a desenvolver e a gerenciar projetos e protótipos. Para isso, as aulas são divididas nas seis seguintes áreas:  programação; impressão 3D; modelagem 3D; eletrônica; robótica; e audiovisual. Outrossim, as aulas são preparadas com um teor lúdico, em que se tem a familiarização com problemas reais que serão resolvidos pelos alunos.

BILÍNGUE 

O projeto bilíngue visa ofertar aulas de inglês todos dias, 1 hora/aula, trazendo, por meio da gramática e dos livros literários, a vivência na língua inglesa, sempre atuando em três frentes: escuta, fala e escrita.

DEVER DE CASA

Temos horário de acompanhamento escolar, com a mediação de professores, de segunda a quinta, com o intuito de realizar todas as tarefas na escola.

TEATRO

No teatro trabalhamos as emoções e o autocontrole, através de exercícios e atividades divertidas, a fim de proporcionar o melhoraprendizado possível.

FUTSAL

Essa modalidade busca desenvolver os aspectos físicos e sociais do aluno/atleta por meio de treinamentos nas fases iniciais até o treino de alto rendimento. Também visa a interação dentro do âmbito escolar, seja ele interno ou entre outras escolas, por meio de jogos e competições.

PROJETO TECNOLÓGICO 

O projeto tecnológico tem como objetivo desenvolver soluções lúdicas de aprendizagens  e encorajamento, promovendo o uso de competências sociais para ajudar o educando a colaborar e se comunicar com o mundo à sua volta, tendo a oportunidade de explorar sua criatividade de modo a construir a autoconfiança dando vida a suas ideias, juntamente com o desenvolvimento social e emocional, resolução de problemas e ampliação da linguagem por meio de um ciclo divertido de construção, investigação, utilização e reutilização de suas criações.

PSICOMOTRICIDADE

Com a psicomotricidade, propomos trabalhar com crianças e adolescentes as habilidades de coordenação motora fina e grossa, por meio de atividades lúdicas (brincadeiras). Além disso, buscamos com esta modalidade exercícios para desenvolver as habilidades motoras, tais como: correr, pular, saltar, entre outras.

Open chat