O COLÉGIO BIÂNGULO PROPORCIONA NO TEMPO INTEGRAL UM AMBIENTE ALEGRE, EXPANSIVO, COMUNICATIVO E ESPONTÂNEO.

A participação das crianças é algo mais do que simplesmente agir, fazer o que se pede, atuar no grupo, participar de brincadeiras. No Tempo Integral as atividades de teatro, projeto bilíngue, brincadeiras dirigidas, jazz, judô, artes, acompanhamento pedagógico e muito mais, fazem com que as crianças estejam afetivamente envolvidas com a escola.

 

 O Colégio Biângulo estabelece um ensino sólido mantendo sua tradição em educação. Ofertamos para a comunidade escolar o  turno integral e semi – integral para alunos da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental II, propondo um ambiente seguro, acolhedor e afetivo oferecendo construções significativas para os nossos Educandos.

       Com uma proposta confiável para as famílias que necessitam de um atendimento especializado. Propondo atividades pedagógicas integradas às diversas áreas do conhecimento, além de atividades esportivas e culturais.

Sobre a alimentação

Oferecemos 04 refeições diárias para os alunos em tempo integral e 2 para os alunos do período semi integral, nosso cardápio é balanceado e elaborado por uma nutricionista. Isentos de qualquer proteína de leite, frituras, embutidos e corantes. Veja o horário das nossas refeições:

KIT LANCHINHO

Oferecemos este serviço com lanches saudáveis, trazendo segurança e praticidade para os nossos alunos.

Temos cardápios diferenciados todos os lanches e seus acompanhamentos são produzidos diariamente com supervisão da nossa Nutricionista tornando-os saudáveis e balanceados. 

      O Período Integral é dividido em grupos conforme a série que o aluno estuda, sendo que cada grupo é acompanhado por monitores e assiste a aulas com professores de áreas específicas conforme horário encaminhado. Vejam as atividades ofertadas:

PERÍODO SEMI – INTEGRAL 

(MATUTINO)

Colação (Kit lanchinho)

Almoço 

(VESPERTINO)

Colação (Kit lanchinho)

Jantar 

BANHO

Oferecemos o banho para os alunos do Berçário ao Infantil I.

A parceria família e escola fica absolutamente mantida também no Período Integral: somos colaboradores dos pais na arte de ajudar seres humanos a crescerem, a buscarem seus caminhos, a construírem vida com sentido e qualidades humanas. 

PROJETO BILÍNGUE

O Projeto Bilíngue do Colégio Biângulo foca no aprendizado e imersão da Língua Inglesa não só em atividades de sala de aula, mas também com leitura e participação dos alunos. 

Os alunos do Projeto Bilíngue tem aulas diárias com foco em leitura, escrita, conversação e, não podemos esquecer, da compreensão e interpretação. Com isso, o aluno do Colégio Biângulo tem vários caminhos a se seguir, todos bem instruídos por profissionais capacitados e treinados para lecionar o que é proposto.

A Gramática vem como base para os alunos, com aulas três dias por semana, abrindo caminho na compreensão textual e de vocabulário, enquanto a aula de literatura inglesa vem abrindo o caminho de oralidade e interpretação duas vezes por semana.

Os alunos do Colégio Biângulo são capazes de interpretar textos e imagens a partir dos primeiros anos escolares e também de identificar letras e pequenas frases nas primeiras fases do ensino. Avaliados periodicamente para saber o quanto estão progredindo e nivelando todos para que possam se ajudar e ter sucesso ao final do ano letivo. 

SALA MAKER

A Sala Maker do Colégio Biângulo é um espaço físico reservado para os alunos terem aulas e desenvolverem projetos tecnológicos e manuais. 

A sala é equipada com aparelhos de última geração como impressoras 3Ds, gravadora a laser, cortadora de papel, ferramentas eletrônicas (furadeira) e ferramentas manuais.

Nessa sala os alunos aprendem de forma lúdica sobre programação, impressão 3D, modelagem 3D, eletrônica básica, robótica, audiovisual. As aulas são baseadas no princípio de gamificação e contos lúdicos para maior imersão no conteúdo programático.

As aulas fazem com que os alunos desenvolvam novas habilidades, aprendam a resolver problemas do dia a dia, se preparem para um futuro inovador e aprendam a aprender de forma autônoma. Preparando assim profissionais para o futuro. 

NAEB

O NAEB (Núcleo de Artes e Esportes do Biângulo) é um projeto de extensão que tem por objetivo o treinamento técnico e eficaz das modalidades oferecidas, com aulas voltadas para o aprimoramento das habilidades gerais e específicas de cada uma delas. Os alunos participantes formam equipes que representam a escola em apresentações, competições e demais eventos, além de participarem diretamente do planejamento e organização dos mesmos, e por esse motivo é exigido do aluno NAEB total dedicação ao treinamento, respeito às regras da sua e demais modalidades, assiduidade e pontualidade.

SALA GOOGLE

Criado pelo Google, o Programa Escola de Referência Google é em uma certificação que reconhece instituições de ensino que desenvolvem soluções inovadoras utilizando as ferramentas educacionais da plataforma, envolvendo educadores, alunos e colaboradores. 

O colégio Biângulo está sempre em busca da melhor capacitação do corpo docente, explorando várias ferramentas com o intuito de facilitar o processo de ensino aprendizagem. As ferramentas oferecidas pela google abrem um mundo de possibilidades para os professores e os alunos, despertando a curiosidade e ajudando os alunos a fazerem descobertas e aprenderem em parceria. 

Para possibilitar isso cada unidade possui uma sala destinada ao trabalho desse projeto, dispondo dos equipamentos necessários como chromebooks e óculos de realidade virtual para a maior imersão possível nos conteúdos abordados pelos professores.  

EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física escolar promove o incentivo a prática de esportes a fim de favorecer o desenvolvimento motor do aluno, contribuindo com a interação social, o desestresse e as pressões do dia-a-dia de uma forma lúdica.

Outra vertente que acreditamos é o treinamento de auto-rendimento, com as modalidades extras, como o futsal, vôlei, judô, jazz, entre outros; onde visamos o aperfeiçoamento dos fundamentos básicos dos nossos atletas, para isso, contamos com ótimos materiais e estrutura, além de profissionais extremamente qualificados para tal função.

Venha conhecer nosso espaço e quem sabe fazer uma aula experimental. 

PROJETO SOCIOEMOCIONAL

Em um mundo muito preocupado com as habilidades cognitivas, a escola vem mostrar também a importância das habilidades socioemocionais, que, inclusive, complementam as cognitivas. Os novos caminhos apontam para uma educação socioemocional, que considera às expectativas do aluno e o prepara para enfrentar os desafios que não estão descritos nos livros didático: os da vida. 

Essas habilidades se desdobram em atitudes, valores e comportamentos que podem ser aprendidos e experimentados na relação com o outro e com o espaço, seja na escola, em casa ou no meio externo. A partir do desenvolvimento delas, o ser humano se encontra mais preparado para enfrentar os desafios da vida, por meio do seu olhar empático e do autoconhecimento. 

Nesse sentido, o Colégio Biângulo entende e leva em consideração a importância de saber lidar com as emoções, pois sempre nos relacionamos com pessoas diferentes de nós. Isso torna ainda mais imprescindível o ato de nos reconhecermos, porque assim também podemos reconhecer o outro, além de saber conviver e respeitar a nós mesmos e ao próximo.

JUDÔ 

Tendo de trabalhar em grupo, a criança aprende, desde cedo, a necessidade do respeito, da empatia e da cooperação. Assim, há o melhor desenvolvimento físico, psíquico e social, além da conservação da boa saúde e melhorias em termos de disciplina.

JAZZ 

A dança tem um papel muito significativo no processo educacional. Com ela, o objetivo é resgatar a naturalidade espontânea do corpo, bem como as manifestações expressivas da nossa cultura. Essa modalidade utiliza o corpo em movimento como recurso da aprendizagem escolar, tendo assim benefícios não apenas físicos, mas também estimula a expressão de sentimentos e de emoções, que auxiliam na integração social.

CIRCO 

Através dessa modalidade é possível resgatar brincadeiras que se perderam ou foram esquecidas com o tempo, trabalhando aspectos sociais e cognitivos diferenciados. Incluindo toda a diversidade do circo, é desenvolvida também a parte de autoconhecimento, pois a atividade estimula a lidar e a desafiar os  próprios limites, tendo em vista o ganho de consciência corporal e força através do lúdico e de energias positivas que são proporcionados.

HIP HOP 

O hip-hop viabiliza a introdução à exploração criativa dos movimentos, experienciando o corpo, o tempo, o espaço, o peso e a fluência. Também desenvolvendo jogos criativos, com ênfase nas diversas possibilidades de interações/relacionamentos, estabelecendo essas bases sólidas de autoconhecimento e expressão, essa prática tem como visão conduzir os estudantes a abordar a autonomia e a autoestima, a desenvoltura, a criticidade, a sensibilidade estética e a ética, a fim de que possam  progredir em suas aprendizagens vivenciando novos desafios em sua jornada. Dentre os variados conteúdos possíveis de se trabalhar, esse componente estimula o sentido de buscar a construção de realidades diferentes daquelas que vivenciamos cotidianamente e realidades que possam contribuir para a formação de indivíduos. Além disso, a dança vem se tornando um estilo livre dentro das práticas pedagógicas por orientar os alunos a explorarem a criatividade com o autoconhecimento e, assim, favorecendo a aprendizagem.

CULTURA MAKER 

Na Cultura Maker, os alunos aprendem a desenvolver e a gerenciar projetos e protótipos. Para isso, as aulas são divididas nas seis seguintes áreas:  programação; impressão 3D; modelagem 3D; eletrônica; robótica; e audiovisual. Outrossim, as aulas são preparadas com um teor lúdico, em que se tem a familiarização com problemas reais que serão resolvidos pelos alunos. 

BILÍNGUE 

O projeto bilíngue visa ofertar aulas de inglês todos dias, 1 hora/aula, trazendo, por meio da gramática e dos livros literários, a vivência na língua inglesa, sempre atuando em três frentes: escuta, fala e escrita.

CAPOEIRA

A Capoeira desenvolve no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas, como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica. Desse modo, os alunos tomam consciência do próprio corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo. Além disso, explora muito a psicomotricidade e a lateralidade. Também aprendem a situar-se no espaço, a dominar o tempo e a adquirir coordenação de seus movimentos

DEVER DE CASA

Temos horário de acompanhamento escolar, com a mediação de professores, de segunda a quinta, com o intuito de realizar todas as tarefas na escola.

TEATRO

No teatro trabalhamos as emoções e o autocontrole, através de exercícios e atividades divertidas, a fim de proporcionar o melhor aprendizado possível.

FUTSAL

Essa modalidade busca desenvolver os aspectos físicos e sociais do aluno/atleta por meio de treinamentos nas fases iniciais até o treino de alto rendimento. Também visa a interação dentro do âmbito escolar, seja ele interno ou entre outras escolas, por meio de jogos e competições.

PROJETO TECNOLÓGICO 

O projeto tecnológico tem como objetivo desenvolver soluções lúdicas de aprendizagens  e encorajamento, promovendo o uso de competências sociais para ajudar o educando a colaborar e se comunicar com o mundo à sua volta, tendo a oportunidade de explorar sua criatividade de modo a construir a autoconfiança dando vida a suas ideias, juntamente com o desenvolvimento social e emocional, resolução de problemas e ampliação da linguagem por meio de um ciclo divertido de construção, investigação, utilização e reutilização de suas criações.

PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade é um tipo de terapia que trabalha, especialmente crianças e adolescentes, com atividades lúdicas (brincadeiras) e exercícios para desenvolver as habilidades motoras, tais como: correr, pular, saltar entre outras mais específicas.

VÔLEI

A prática de esportes é fundamental para a saúde e bem-estar do ser humano. Sendo assim, a prática do vôlei ensina valores fundamentais, como autoconfiança, inclusão social, trabalho de equipe, melhora no relacionamento entre os colegas e desenvolve várias capacidades físicas dos praticantes, como agilidade, coordenação motora, velocidade e tempo de reação.

HANDEBOL

O handebol contribui na percepção e no conhecimento do próprio corpo, da percepção e da estruturação espacial. Inclusive, estimula a aquisição das habilidades motoras fundamentais no processo de socialização da criança, assim como o desenvolvimento das capacidades motoras. Outro fator de destaque é que a modalidade do handebol sendo um jogo é de extrema importância na atividade motora da criança, no desenvolvimento da tomada de decisão e no exercício do cumprimento de suas regras.

MÚSICA 

Por meio de atividades lúdicas diversas e recursos variados (instrumentos, bolas, bexigas, bambolês, voz, o próprio corpo, entre outras) o aluno é conduzido a uma divertida jornada de vivência de seus próprios sentidos (audição, visão, tato) e sentimentos, com fins de promover o desenvolvimento integral do educando. Toda atividade de educação musical visa o aperfeiçoamento dos aspectos cognitivo, motor, social, emocional e musical do aluno, de modo que a música seja uma aliada no processo educacional.