
Todas as atividades do Colégio Biângulo estão baseadas em quatro pilares: cognitivo, socioemocional , tecnologia e atendimento personalizado.
Consciência de si
Esta primeira dimensão é o ponto de partida para o crescimento global da pessoa. Nasce no momento em que a pessoa aceita sua condição humana – sem medo, sem rancor – e se torna consciente de que é o responsável maior pelo seu próprio crescimento.
A consciência de si deve ser aprimorada em três níveis, simultaneamente: no nível físico, no nível emocional e no nível intelectual.
No nível físico, queremos criar condições para que a pessoa desenvolva:
- a compreensão do corpo como parte integrante da natureza, como manifestação da vida;
- a identificação com o próprio corpo – atenção, percepção, aceitação e valorização;
- a percepção da importância do condicionamento físico, da energia e da vitalidade.
No nível emocional, queremos criar condições para que a pessoa seja capaz de:
- valorizar os sentimentos;
- expressá-los livremente;
- ampliar a percepção do que é sentido.
No nível intelectual, queremos criar condições para que a pessoa aprenda a:
- compreender a importância da atividade intelectual como forma de processamento da experiência e alcance de estágios cada vez mais aprimorados de desenvolvimento;
- organizar e compreender a sua própria experiência, definindo, a partir dela, metas e programas;
- avaliar, com autonomia e lucidez, os resultados das ações e dos programas implementados;
- recombinar e relacionar globalmente dados da sua experiência de forma a criar respostas novas.
O relacionamento com o outro
Esta segunda dimensão é determinante do processo pelo qual as pessoas se ajudam a crescer. Dentro dessa dimensão, nos propomos a criar condições para que a pessoa:
- perceba a importância do relacionamento como fator de crescimento;
- desenvolva formas efetivas de comunicação, expressando e discutindo com clareza processos e resultados de sua própria experiência;
- admita que os outros tenham e venham expressar ideias e valores diferentes;
- seja flexível, considerando as controvérsias como oportunidade de desenvolvimento;
- perceba sua responsabilidade social, compreendendo que as suas ações individuais se refletem nos outros;
Compreenda a importância do trabalho como:
- meio de aquisição de recursos materiais para garantir, com dignidade,
a vida das pessoas;
- fator de crescimento emocional e intelectual do ser humano;
- elemento que contribui para a melhoria da qualidade de vida da
sociedade.
- acolha o outro como pessoa em desenvolvimento.
Transcendência - esta é terceira dimensão do desenvolvimento pessoal – a transcendência – origem e meta do processo educacional, traduz-se na compreensão profunda da essência da vida. Nesse sentido, queremos propiciar à pessoa experiências que favoreçam:
- a compreensão do ser vivo como único e integrante de um todo;
- o encontro da pessoa com a sua razão de ser com a razão de ser de cada coisa;
- o reconhecimento de que o homem é potencialmente um ser ilimitado.
Transcendência:
Esta é terceira dimensão do desenvolvimento pessoal – a transcendência – origem e meta do processo educacional, traduz-se na compreensão profunda da essência da vida. Nesse sentido, queremos propiciar à pessoa experiências que favoreçam:
- a compreensão do ser vivo como único e integrante de um todo;
- o encontro da pessoa com a sua razão de ser com a razão de ser de cada coisa;
- o reconhecimento de que o homem é potencialmente um ser ilimitado.
Alfabetização
Escola Inclusiva
This is simple HTML output
With some styling.
This is simple HTML output
With some styling.