Sobre a Educação Infantil

A primeira infância é a fase de maior desenvolvimento humano, os primeiros seis anos de idade são determinantes para a formação integral da pessoa, por isso é fundamental um ambiente seguro, rodeado de estímulos que garantam a interação e socialização da criança, respeitando seus aspectos cognitivos, socioemocionais e psicomotores.

A escola é o primeiro ambiente fora de casa, portanto em parceria com a família, é necessário garantir esses direitos às crianças ainda bem pequenas, considerando-as seres que observam, questionam, levantam hipóteses, concluem, fazem julgamentos e assimilam valores, afinal esse é o início de uma trajetória escolar de sucesso.

Diante de tudo isso, a Rede Biângulo, preocupa-se em proporcionar aos estudantes da Educação Infantil um ambiente favorável a esse desenvolvimento, privilegiando uma aprendizagem significativa por meio de atividades lúdicas e uma pedagogia pautada em projetos.

A rede trabalha com práticas pedagógicas intencionais, que permitem à criança explorar esse mundo de possibilidades que existe a sua frente, vivenciando e sendo protagonista da construção de seu aprendizado, encorajando seus sonhos e estabelecendo vínculos afetivos que trazem segurança não só às crianças, mas também às famílias.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL (ALUNOS DE 2 A 5 ANOS)

O aluno precisa estar com a idade correta até o dia 31 de março para ser matriculado nas séries indicadas abaixo:

  • Infantil 2 anos – 2 anos completos até dia 31/03
  • Infantil 3 anos – 3 anos completos até dia 31/03
  • Infantil 4 anos – 4 anos completos até dia 31/03
  • Infantil 5 anos – 5 anos completos até dia 31/03

 

ESPAÇO FÍSICO

Todos os espaços físicos nas escolas da Rede Biângulo, são planejados para contribuir para uma educação inclusiva, qualitativa e significativa para a vida dos estudantes. Além de promover experiências e sensações autoconhecimento, os ambientes são seguros, planejados, organizados conservados e higienizados diariamente.

A escola conta com: sala de leitura, refeitórios, sala triagem, enfermaria, dormitório, sala multifuncional, sala de aula, sala psicomotora, solário, fraldário, sala de amamentação, quadra, parque e pátio.

Os espaços são planejados para trazerem sensação de prazer em estar no ambiente escolar, além de promover o desenvolvimento motor e cognitivo, a socialização e o convívio com trocas de experiências múltiplas.

PROFISSIONAIS: CORPO DOCENTE E EQUIPE TÉCNICA

O olhar dos profissionais em relação a sua prática, percebendo que o Cuidar é indissociável do educar, favorece muito o potencial de nossas crianças.

A formação e qualificação de nossos profissionais é feita de maneira contínua, sendo sempre atuantes, dedicados e compromissados com o trabalho, se preparando, potencializando e enriquecendo a sua prática a cada dia.

Com foco no Projeto Elos de Família e Escola, a interação com a família é buscada permanentemente por meio de encontros, projetos pedagógicos, reuniões, atendimentos personalizados,  tratando nesses momentos,  de questões relacionadas ao desenvolvimento e outras situações inerentes à missão de educar.

EQUIPE RESPONSÁVEL

  • Professores;
  • Monitores e estagiários;
  • Coordenação Pedagógica;
  • Orientação Educacional;
  • Direção Pedagógica;
  • Técnica de enfermagem;
  • Nutricionista.

DIVISÃO DA TURMA

Berçário  I: de 04 meses  a 01 ano de idade.

Berçário  II: de 01 ano a 01 ano e 11 meses.

NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO

Dias letivos: Dias de semana regulares, de segunda a sexta-feira;

O berçário funciona durante todo ano letivo, exceto nos feriados e recessos escolares, previamente informados no Calendário Escolar disponibilizado no site da Rede;

Acompanhe o calendário para verificar o período do recesso no final do ano;

Os comunicados gerais são disponibilizados no aplicativo e na agenda.

INFORMAÇÕES GERAIS

Os bebês são entregues às famílias, pelos colaboradores, na recepção do berçário, para melhor organização da rotina escolar e segurança dos alunos;

O uniforme completo é de uso obrigatório;

Os horários de entrada e saída estabelecidos pelo Colégio deverão ser respeitados. A pontualidade é fator fundamental para a organização das atividades e para a garantia do bom atendimento, em caso de descumprimento será aplicada multa conforme cláusula prevista em contrato;

Em casos de atendimento com o corpo docente e/ou Equipe Diretiva, será necessário o agendamento na Secretaria da Unidade, respeitando os horários disponibilizados para tal.

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS

Em respeito à rotina, à segurança e ao bem-estar dos estudantes, estabelecemos as seguintes orientações:

A comemoração será interna, apenas com a participação dos estudantes e colaboradores;

As festividades ocorrerão com o devido acompanhamento da Equipe responsável;

Podem ser enviadas fantasias ou qualquer roupa de sua preferência para o aniversariante, a decoração e a organização serão por conta da escola.

A data é previamente estipulada em Calendário escolar;

Será solicitado às famílias dos aniversariantes: bolo, docinhos, salgados assados, sucos naturais e descartáveis, divididos de acordo com a quantidade de alunos e aniversariantes;

O Colégio ficará responsável por registrar esse momento de confraternização, por meio de fotos, que serão disponibilizadas no site.

ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA

É proibida a entrada de pessoas no ambiente escolar sem a autorização da equipe diretiva;

No caso da retirada do aluno por uma pessoa não listada no ato da matrícula, os responsáveis deverão informar, via agenda, nome completo e CPF ou identidade, sendo obrigatório a apresentação do documento que confirme os dados;

A informação, via telefone, deverá ser o último recurso, utilizado quando se tratar de algo inesperado. Nesse caso, a pessoa autorizada deverá apresentar documento que confirme as informações prestadas por telefone.

A vedação quanto ao acesso das famílias nos ambientes utilizados pelos alunos se deve pela preocupação com a rotina, a higienização, o cuidado e a segurança de todos, portanto, pedimos a compreensão.

COMUNICAÇÃO

A comunicação deverá ser, preferencialmente, por escrito, por meio da agenda escolar;

Pedimos que leiam atentamente os bilhetes enviados e respondam quando necessário;

A Equipe preencherá, diariamente, os campos próprios da agenda a respeito da rotina do aluno.

Em qualquer necessidade dos pais, ou da equipe de apoio pedagógico, poderá ser agendado um encontro, via agenda ou por ligação.

Todo e qualquer informativo geral será enviado aos responsáveis pelo aplicativo.

PROCEDIMENTOS DO INFANTIL

 CUIDADOS: BANHO

O banho ocorre uma vez ao dia (para alunos do Período Integral) e a troca de fraldas de acordo com a necessidade diária;

É importante que sejam enviados uniformes escolares suficientes para as trocas.

CUIDADOS: SONO

O sono tem importância fundamental para o aprendizado, memória e criatividade;

O tempo de sono pode variar de uma criança para outra;

Os horários serão estipulados de forma a criar uma rotina saudável para o desenvolvimento.

 CUIDADOS DE SAÚDE

De acordo com PORTARIA CONJUNTA Nº 19, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017, do DF, o Colégio só poderá administrar remédios, mediante receitas/prescrições de profissional médico ou dentista, contendo o nome do aluno, a dosagem do medicamento, a forma e o horário de aplicação e a assinatura do termo de responsabilidade.

CUIDADOS DE SAÚDE: ANOTAÇÕES DIÁRIAS NA AGENDA

O nome do medicamento, a via de administração, a dose indicada (acompanhada de medidor) e o horário;

As recomendações quanto à forma de ministrar o medicamento;

Indicação, se for o caso, de manter o medicamento sob refrigeração.

O medicamento deverá ser entregue na recepção do Berçário, em embalagem original, com o nome da criança escrito na caixa e no rótulo.

CUIDADOS DE SAÚDE: FEBRES E MAL-ESTARES

No caso de febre (a partir de 37,5º C) ou mal-estar durante o período em que a criança estiver no colégio, os responsáveis serão comunicados imediatamente para que venham buscá-la;

A criança doente não deve frequentar o colégio por impedimento na execução das atividades de forma confortável, além de causar um risco à saúde das outras crianças;

Pensando no bem-estar dos demais alunos, para o seu retorno será necessário eliminação dos sintomas e liberação médica.\

PROCESSO AVALIATIVO

Na Educação Infantil até o 1º ano, a avaliação do desempenho do estudante é feita, por meio de relatórios descritivos, considerando-se o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo, o equilíbrio emocional e a realização das atividades propostas, sendo que o processo avaliativo é contínuo e sistemático, destinando-se a diagnosticar deficiências de aprendizado, bem como, a autoestima;

A avaliação nessa fase da vida da criança, assume um caráter essencialmente orientador, sendo observado o desenvolvimento do educando nos aspectos afetivo, social, psicomotor e cognitivo, dando condições ao professor de acompanhar a criança, sem preocupação de atribuição de notas e ou promoção, pois não há reprovação nesta etapa.

A Rede Biângulo adota para cada estudante um relatório de acompanhamento da vida escolar, que é preenchido cumulativamente com informações sobre o desenvolvimento do estudante, destinado a orientar o processo educativo. O resultado é comunicado aos responsáveis, trimestralmente.

O resultado da avaliação do desenvolvimento do estudante será expresso em relatório descritivo individual a ser apresentado trimestralmente e, ao final do ano letivo, aos seus responsáveis. Na educação infantil a criança é promovida, automaticamente, ao final do ano letivo.

O Colégio exige a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) sem o objetivo de retenção. Quando os controles demonstram a frequência inferior a 30% (trinta por cento), o Colégio notifica o Conselho Tutelar para as devidas providências.

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