O Ensino Médio da Rede Biângulo é pautado na excelência acadêmica ao mesmo tempo em que acolhe as diversidades em um ambiente plural e com vários interesses expostos. Nessa etapa, o Colégio auxilia os estudantes na definição do projeto de vida e garante ferramentas para que ele se torne protagonista de sua própria história, como destaca a BNCC.
Essa dinâmica garante a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e possibilita o desenvolvimento de competências importantes da formação acadêmica completa do estudante, de forma crítica, ativa, criativa e responsável, ciente de um mundo cada vez mais complexo e imprevisível.
Seguindo esse raciocínio, a Rede Biângulo investe muito no desenvolvimento das habilidades socioemocionais do estudante, durante toda a jornada acadêmica, chegando até o Ensino Médio, pois acredita que a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, sustentável, inclusiva e solidária, é um compromisso da instituição para a sociedade.
Para que todas essas demandas sejam atendidas, o currículo do ensino médio passou por reformulação e foi dividido em formação geral básica e itinerários formativos. A formação geral básica garante as aprendizagens essenciais definidas na BNCC como:
- língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas;
- matemática;
- conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;
- arte, especialmente em suas expressões regionais, desenvolvendo as linguagens das artes visuais, da dança, da música e do teatro;
- educação física, com prática facultativa ao estudante nos casos previstos em Lei;
- história do Brasil e do mundo, levando em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia;
- história e cultura afro-brasileira e indígena, em especial nos estudos de arte e de literatura e história brasileiras;
- sociologia e filosofia; e
- língua inglesa.
Os itinerários formativos compõem a parte flexível do currículo, pois possibilitam opções de escolha dos estudantes e podem ser estruturados com foco em uma área do conhecimento, na formação técnica e profissional ou, também, na mobilização de competências e habilidades de diferentes áreas, compondo itinerários integrados como: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.
Diante desse cenário, a Rede Biângulo adotou como a estratégia a organização curricular para o novo Ensino Médio, buscando o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e uma preparação que os capacite também para o mundo do trabalho;
A ideia é formar cidadãos mais conscientes e com capacidade criativa e crítica potencializadas, buscando o sucesso na jornada acadêmica e visão mais ampla das necessidades atuais das novas carreiras e profissões;
A grade curricular da Rede Biângulo, estará distribuída da seguinte forma:
- Formação Geral Básica, com carga horária máxima de 2.400 horas;
- Itinerários Formativos, com carga horária de mínima 1.600 horas.
O Ensino Médio do colégio Biângulo conta com um preparadíssimo corpo docente e que permite que o aluno realize sua preparação com segurança, leveza e seriedade; O Material didático é todo voltado para a preparação do ENEM como também para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília – PAS – UNB;
Aulas empolgantes e metodologias ativas, condizentes com a realidade dos nossos alunos;
Uso de tecnologia em favor da aprendizagem, o que faz com que nossos alunos tenham acesso remoto a aulas e a conteúdos relevantes;
Acompanhamento Educacional, Orientação Vocacional e formulação de Plano Individuais de Estudos;
Além das aulas regulares a escola oferece também “Aulões” temáticos com abordagem multidisciplinar.
- Aulões Virtuais
- Plantão de dúvidas
- Simulados
- Monitorias
- Carga horária ampliada
- Material do PAS
PROCESSO AVALIATIVO
No ensino médio, a avaliação do aproveitamento escolar é constante, com instrumentos de avaliação que devem avaliar o raciocínio e a criatividade do estudante, passo a passo, de forma continuada, sendo igualmente importantes a autoavaliação e a avaliação formativa, visando estimular o contato do estudante com a construção do conhecimento.
A avaliação formativa é para os estudantes de todas as turmas e tem como objetivo proporcionar ao estudante momentos de reflexão sobre suas atividades diárias e suas responsabilidades. Fazem parte da Nota Formativa os aspectos qualitativos do processo de ensino-aprendizagem, que são participação, comportamento, zelo, tarefa de casa, assiduidade e autoavaliação.
No ensino médio, é adotado o sistema de notas, considerando a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A média de cada trimestre é calculada com a média aritmética de no mínimo três notas, sendo uma avaliação multidisciplinar, uma específica para cada componente curricular e uma avaliação formativa.
As médias são expressas em notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), arredondando os centésimos para décimos, exigindo média mínima de 6,0 (seis) para promoção em cada componente curricular.
ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
É proibida a entrada de pessoas no ambiente escolar sem a autorização da equipe diretiva;
No caso da retirada do aluno por uma pessoa não listada no ato da matrícula, os responsáveis deverão informar, via agenda, nome completo e CPF ou identidade, sendo obrigatório a apresentação do documento que confirme os dados;
A informação, via telefone, deverá ser o último recurso, utilizada quando se tratar de algo inesperado. Nesse caso, a pessoa autorizada deverá apresentar documento que confirme as informações prestadas por telefone.
A vedação quanto ao acesso das famílias nos ambientes utilizados pelos alunos se deve pela preocupação com a rotina, a higienização, o cuidado e a segurança de todos, portanto, pedimos a compreensão.
COMUNICAÇÃO
A comunicação deverá ser, preferencialmente, por escrito, por meio da agenda escolar;
Pedimos que leiam atentamente os bilhetes enviados e respondam quando necessário;
A Equipe preencherá, diariamente, os campos próprios da agenda a respeito da rotina do aluno.
Em qualquer necessidade dos pais, ou da equipe de apoio pedagógico, poderá ser agendado um encontro, via agenda ou por ligação.
Todo e qualquer informativo geral será enviado aos responsáveis pelo aplicativo.
EQUIPE RESPONSÁVEL
- Professores;
- Monitores e estagiários;
- Coordenação Pedagógica;
- Orientação Educacional;
- Direção Pedagógica;
- Técnica de enfermagem;
- Nutricionista.
DIVISÃO DAS TURMAS
- 1ª Série: alunos de 15 anos
- 2ª Série: alunos de 16 anos
- 3ª Série: alunos de 17 anos
O aluno precisa completar a idade estabelecida para a série conforme descrito acima, no máximo até o dia 31 de março do ano letivo corrente, ou apresentar documentação de curso da série anterior.