Sobre o Ensino Médio

O Ensino Médio da Rede Biângulo é pautado na excelência acadêmica ao mesmo tempo em que acolhe as diversidades em um ambiente plural e com vários interesses expostos. Nessa etapa, o Colégio auxilia os estudantes na definição do projeto de vida e garante ferramentas para que ele se torne protagonista de sua própria história, como destaca a BNCC.

Essa dinâmica garante a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e possibilita o desenvolvimento de competências importantes da formação acadêmica completa do estudante, de forma crítica, ativa, criativa e responsável, ciente de um mundo cada vez mais complexo e imprevisível.

Seguindo esse raciocínio, a Rede Biângulo investe muito no desenvolvimento das habilidades socioemocionais do estudante, durante toda a jornada acadêmica, chegando até o Ensino Médio, pois acredita que a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, sustentável, inclusiva e solidária, é um compromisso da instituição para a sociedade.

Para que todas essas demandas sejam atendidas, o currículo do ensino médio passou por reformulação e foi dividido em formação geral básica e itinerários formativos. A formação geral básica garante as aprendizagens essenciais definidas na BNCC como:

  • língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas;
  • matemática;
  • conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;
  • arte, especialmente em suas expressões regionais, desenvolvendo as linguagens das artes visuais, da dança, da música e do teatro;
  • educação física, com prática facultativa ao estudante nos casos previstos em Lei;
  • história do Brasil e do mundo, levando em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia;
  • história e cultura afro-brasileira e indígena, em especial nos estudos de arte e de literatura e história brasileiras;
  • sociologia e filosofia; e
  • língua inglesa.

 

Os itinerários formativos compõem a parte flexível do currículo, pois possibilitam opções de escolha dos estudantes e podem ser estruturados com foco em uma área do conhecimento, na formação técnica e profissional ou, também, na mobilização de competências e habilidades de diferentes áreas, compondo itinerários integrados como: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

Diante desse cenário, a Rede Biângulo adotou como a estratégia a organização curricular para o novo Ensino Médio, buscando o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e uma preparação que os capacite também para o mundo do trabalho;

A ideia é formar cidadãos mais conscientes e com capacidade criativa e crítica potencializadas, buscando o sucesso na jornada acadêmica e visão mais ampla das necessidades atuais das novas carreiras e profissões;

A grade curricular da Rede Biângulo, estará distribuída da seguinte forma:

  • Formação Geral Básica, com carga horária máxima de 2.400 horas;
  • Itinerários Formativos, com carga horária de mínima 1.600 horas.

 

O Ensino Médio do colégio Biângulo conta com um preparadíssimo corpo docente e que permite que o aluno realize sua preparação com segurança, leveza e seriedade; O Material didático é todo voltado para a preparação do ENEM como também para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília – PAS – UNB;

Aulas empolgantes e metodologias ativas, condizentes com a realidade dos nossos alunos;

Uso de tecnologia em favor da aprendizagem, o que faz com que nossos alunos tenham acesso remoto a aulas e a conteúdos relevantes;

Acompanhamento Educacional, Orientação Vocacional e formulação de Plano Individuais de Estudos;

Além das aulas regulares a escola oferece também “Aulões” temáticos com abordagem multidisciplinar.

  • Aulões Virtuais
  • Plantão de dúvidas
  • Simulados
  • Monitorias
  • Carga horária ampliada
  • Material do PAS

 

PROCESSO AVALIATIVO

No ensino médio, a avaliação do aproveitamento escolar é constante, com instrumentos de avaliação que devem avaliar o raciocínio e a criatividade do estudante, passo a passo, de forma continuada, sendo igualmente importantes a autoavaliação e a avaliação formativa, visando estimular o contato do estudante com a construção do conhecimento.

A avaliação formativa é para os estudantes de todas as turmas e tem como objetivo proporcionar ao estudante momentos de reflexão sobre suas atividades diárias e suas responsabilidades. Fazem parte da Nota Formativa os aspectos qualitativos do processo de ensino-aprendizagem, que são participação, comportamento, zelo, tarefa de casa, assiduidade e autoavaliação.

No ensino médio, é adotado o sistema de notas, considerando a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A média de cada trimestre é calculada com a média aritmética de no mínimo três notas, sendo uma avaliação multidisciplinar, uma específica para cada componente curricular e uma avaliação formativa.

As médias são expressas em notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), arredondando os centésimos para décimos, exigindo média mínima de 6,0 (seis) para promoção em cada componente curricular.

ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA

É proibida a entrada de pessoas no ambiente escolar sem a autorização da equipe diretiva;

No caso da retirada do aluno por uma pessoa não listada no ato da matrícula, os responsáveis deverão informar, via agenda, nome completo e CPF ou identidade, sendo obrigatório a apresentação do documento que confirme os dados;

A informação, via telefone, deverá ser o último recurso, utilizada quando se tratar de algo inesperado. Nesse caso, a pessoa autorizada deverá apresentar documento que confirme as informações prestadas por telefone.

A vedação quanto ao acesso das famílias nos ambientes utilizados pelos alunos se deve pela preocupação com a rotina, a higienização, o cuidado e a segurança de todos, portanto, pedimos a compreensão.

COMUNICAÇÃO

A comunicação deverá ser, preferencialmente, por escrito, por meio da agenda escolar;

Pedimos que leiam atentamente os bilhetes enviados e respondam quando necessário;

A Equipe preencherá, diariamente, os campos próprios da agenda a respeito da rotina do aluno.

Em qualquer necessidade dos pais, ou da equipe de apoio pedagógico, poderá ser agendado um encontro, via agenda ou por ligação.

Todo e qualquer informativo geral será enviado aos responsáveis pelo aplicativo.

EQUIPE RESPONSÁVEL

  • Professores;
  • Monitores e estagiários;
  • Coordenação Pedagógica;
  • Orientação Educacional;
  • Direção Pedagógica;
  • Técnica de enfermagem;
  • Nutricionista.

 

DIVISÃO DAS TURMAS

  • 1ª Série: alunos de 15 anos
  • 2ª Série: alunos de 16 anos
  • 3ª Série: alunos de 17 anos

 

O aluno precisa completar a idade estabelecida para a série conforme descrito acima, no máximo até o dia 31 de março do ano letivo corrente, ou apresentar documentação de curso da série anterior.

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